quarta-feira, 16 de maio de 2012

Projeto cultura de paz: Grandes Nomes

"Necessitamos com urgência de uma visão compartilhada de valores básicos para proporcionarmos um fundamento ético à comunidade mundial emergente. Para tanto, surgem os Movimentos de Cultura de Paz e não-violência para que a sociedade possa fortalecer o espírito de solidariedade humana e cooperação; alcançando assim a justiça, paz e que nosso tempo seja lembrado pelo despertar de uma nova referência face à vida."
Com essas palavras a gestora Josilene Freire abriu uma das ações mais importantes do projeto Cultura de Paz  e deu início a uma extensa programação vivenciada na escola durante todo o dia, da qual participaram professores, alunos, pais e funcionários.
No mês anterior ao evento, os alunos foram orientados e assessorados pelos professores a fazer pesquisa sobre  grandes ícones da paz mundialmente conhecidos e, no último dia 09,  representá-los através de peças teatrais, corais, leituras de discursos, jograis, danças, apresentações de musicais, além da leitura do Manifesto 2000 da UNESCO - Por uma cultura de paz e não-violência, da Declara~ção dos Direitos Humanos e da Carta da Terra
. Entre as personalidades estudadas e representadas estão:
  • Herbert de Souza
  • Dandara
  • José Datrino (O profeta gentileza)
  • Maria Quitéria
  • Irmã Dulce
  • Martin Luther King
  • Leonardo Boff
  • Jesus Cristo



quinta-feira, 3 de maio de 2012

DIA DA FAMÍLIA NA ESCOLA COM CIDADANIA E SOLIDARIEDADE

Em parceria com o LIONS, O SESC, a UNIVASF, nossos alunos e professores (e, até a professora LUZIA, já aposentada) vivenciamos um dia em que sentimos, mais fortemente, que nossa escola é um ambiente prazeroso e que pode melhorar a qualidade de vida de todos que a compoem.

Em um Sábado ensolarado de Abril, convidamos as famílias e a comunidade para um dia diferente. Diversos atendimentos foram realizados, em meio a muita alegria e confraternização e a expressão dos participantes dispensava palavras quanto ao prazer de se sentir um pouco mais um cidadão valorizado e respeitado em um de seus direitos mais básicos.













Cultura de paz na escola: os filmes como instrumento


Vivenciamos no último dia 28 divertido momento do Projeto Cultura de Paz na Escola. Reunimos os alunos e exibimos filmes que têm bons sentimentos como a amizade, a solidarieda e a perseverança  como tema central. Orientados pelos professores, os alunos debateram e realizaram atividades escritas a partir de "Irmão Urso", "A Corrente do Bem" e  "Homens de honra". Cada grupo de alunos assistiu àquele filme mais apropriado à idade.  
Os debates acalorados iniciaram a partir da leitura da pabábola a seguir:

“Quando  eu  era  jovem  e  minha  imaginação  não  tinha  limites, sonhava mudar o mundo.

Ao  ficar  mais velho  e  sábio, descobri  que  o  mundo  não mudaria. Então restringi um pouco minhas  ambições  e resolvi mudar meu país. Mas o país também me pareceu imutável.

Em uma  última e  desesperada  tentativa, quis  mudar  minha  família, mas eles não se interessavam nem um pouco, dizendo que eu sempre repetia os mesmos erros.

No  ocaso  da  vida, em  meu leito  de  morte, enfim descobri: se eu tivesse começado  por corrigir  meus  erros e mudar a mim  mesmo, meu  exemplo poderia ter transformado minha família.

O exemplo de minha  família  talvez  contagiasse  a  vizinhança  e  assim eu teria sido  capaz  de  melhorar  o bairro, minha cidade, o país, e quem sabe conseguisse...
...MUDAR O MUNDO! “


Em uma roda de conversa, aqueles que assistiram Irmão Urso puderam refletir sobre questões como: o que o rapaz era antes de ser transformado; o que aprendeu com esta transformação; no que ele pensou quando teve a oportunidade de se transformar em humano novamente; qual o pensamento dele como urso e puderam, ainda, perceber que o preconceito - abordado quando homens e ursos se odeiam - deve ser banido de suas vidas e da escola, pois todos devem pensar sobre a importância de se aceitar a diferença entre as pessoas para que a PAZ seja uma realidade.

Essa aceitação das diferanças e da diversidade também foi tema principal da conversa entre o grupo que assistiu Homens de honra. Esse pessoal mostrou que pode ser muito determinado, como o herói do filme, pois, no momento em que foi solicitado, sobraram histórias de superação e esperança em uma vida melhor.

Já A corrente do bem fez os alunos pensarem no quanto cada um é importante, fazendo a sua parte, sendosolidário e acima de tudo praticando a empatia para construir um mendo melhor onde a paz seja o bem mais precioso.